segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COORDENADAS GEOGRÁFICAS.

 
QUALQUER INTERFERÊNCIA NO SEU FUNCIONAMENTO PODERÁ COLOCAR VIDAS EM PERIGO.
 
 

 
O farol de Itapuã ou farol da Ponta de Itapuã é um farol em Salvador, na Bahia, no Brasil. Se situa na praia de Itapuã, no subdistrito de Itapuã, a cerca de 23 quilômetros (14 mi) a és-nordeste do farol de Barra.
Trata-se de uma torre troncónica em ferro fundido com 21 metros (69 pé), assente sobre uma base de concreto e ligada à praia por uma ponte também de concreto. O farol está pintado com barras horizontais brancas e vermelhas.
Emite um relâmpago branco a cada seis segundos, com um alcance de 15 milhas náuticas (28 km).[2] 
 
 
 
 
 
 
Em 1873, sobre a Pedra da Piraboca, o Engenheiro Zózimo Barrozo construiu, para sinalizar bancos de areia ali existentes e orientar a navegação marítima de Salvador, um Farol com 21 metros de altura, originalmente pintado de roxo-terra que emitia uma luz fixa branca, facilitando assim a navegação de embarcações que vinham de longe. Apresenta a forma de uma torre, toda em ferro fundido. Em 1939 passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para o branco e vermelho, cores que mantém até hoje.
 
O antigo bairro de pescadores atrai artistas que buscam inspiração em suas marinas, passeios e vida boêmia. Vinícius de Moraes, Calazans Neto, Dorival Caymmi, Pancetti e Sante Scaldaferri estão dentre os artistas que buscaram refúgio neste bairro.





Barcos a vela na Praia do Farol de Itapuã - Mar Brasil Hotel

O Farol de Itapuã é considerado um dos marcos da cidade. A Casa de Vinícius de Moraes, aonde morou o poeta com sua esposa baiana, e a Praça de Vinícius completam um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, aonde está o Mar Brasil Hotel.         
PRAÇA VINICIUS DE MORAES - ITAPUÃ - SALVADOR / BAHIA



Na rua Carlos Drummond de Andrade, bairro de Itapuã, Salvador - Bahia / Brasil, próximo ao Farol, se encontra a Praça Vinícius de Moraes, com a famosa estátua em tamanho real do saudoso poeta e compositor.
 
 
O autor da obra é o artista plástico de Rio das Contas (interior da Bahia) Juarez Paraíso, nascido em 1934, formado pela Escola de Belas Artes da Bahia, tendo sido meu professor na escola de Arquitetura da UFBa.

                                                                   O poeta e a praça
A praça serve, pela beleza que lhe é conferida, como fonte de inspiração e lazer para a população e os diversos moradores baianos.
 
 
Fonte: Pesquisa realizada na internet.
 
 A praça foi construída em sua homenagem, com uma área de 1.421,00 m² e conta com uma estátua em tamanho natural do poeta, sentado numa cadeira, apoiado numa mesa, enquanto a mão direita rabisca um caderno. Ao lado encontra-se uma cadeira vazia. Inaugurada no dia em que ele completaria 90 anos(19/10/83), a praça também conta com 10 totens de 0,90 x 1,60 m confeccionados em granito apicoado, onde estão gravadas em placas de aço inox coloridas as letras / textos do compositor.

 
Eternizado nos versos de Vinicius de Moraes e Toquinho, o bairro de Itapuã, em Salvador, está no coração dos baianos. Localizado na região nordeste e distante cerca de 23 km de distância do centro da cidade, Itapuã é um dos bairros mais populosos da capital baiana, mas ainda preserva ares bucólicos da época em que era uma antiga colônia de pescadores. A região chama a atenção dos turistas por reunir diversos atrativos e ainda uma das praias mais visitadas e belas da orla. A Praia de Itapuã tem um cenário composto por areia branca e grossa, uma paisagem cercada por coqueiros e na maré baixa aparecem piscinas naturais entre as pedras, que são perfeitas para refrescantes banhos.
Por volta da década de 50 Itapuã era uma pequena colônia de pescadores e afastada da parte central da cidade. Com o passar dos anos, a praia tornou-se um dos pontos mais procurados por moradores e visitantes de outros lugares. Hoje, além da praia com suas belas paisagens naturais, Itapuã encanta a todos também por guardar outros atrativos como o Farol de Itapuã, a estátua da Sereia (localizada num ponto central entre as Avenidas Otavio Mangabeira, Dorival Caymmi e a Rua Aristides Milton ), o delicioso acarajé da Cira, uma das baianas mais conhecidas da cidade e um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador, a famosa Lagoa do Abaeté. A lagoa com suas águas escuras está cercada de mistérios e histórias e está situada no Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté, cuja área apresenta uma bela paisagem com dunas e vegetação nativa.

O cenário mágico da Lagoa do Abaeté
O cenário mágico da Lagoa do Abaeté


E já que o poeta deixou a praia famosa através de seus versos, nada mais justo do que uma homenagem. Em Itapuã está a Praça Vinicius de Moraes, muito procurada pelos turistas que fazem questão de sentar-se ao lado do monumento do poeta para serem fotografados. Para quem desejar ficar hospedado em Itapuã, há excelentes hotéis e pousadas. Dentre as opções estão o Hotel Deville, que fica a apenas uma quadra da praia e conta com uma diversificada área de lazer e o Hotel Pedra do Sal, situado de frente a praia e uma boa escolha para quem busca uma hospedagem econômica.

O poeta e a praça
O poeta e a praça



A gastronomia é também uma das atrações em Itapuã, que concentra no bairro um amplo leque de opções de restaurantes para todos os paladares. São exemplos, os restaurantes Mistura (especializado em frutos do mar) e o Coimbra do Choupal, com sua comida portuguesa. São várias dicas, passeios e lugares que merecem serem visitados e se uma tarde for pouco para conferir todas as atrações, contrarie o poeta e em vez de passar “uma tarde em Itapuã. Ao sol que arde em Itapuã” fique um, dois, três ou muitos dias.















Nenhum comentário:

Postar um comentário