sexta-feira, 12 de outubro de 2012

É um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro

Maquete do Morro do Pão de Açucar.

O morro do Pão de Açúcar é uma montanha sem vegetação em sua quase totalidade, sendo um bloco único de granito que sofreu alterações por pressão e temperatura, emergindo com o choque entre os continentes sul-americano e africano. Possui mais de 600 milhões de anos e 395 metros de altura. É circundado por um resquício de mata Atlântica.
É um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Fonte: wikipedia
 

Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.
 
Localizado na Urca, o complexo é formado pelo Morro do Pão de Açúcar, que é o ponto mais alto, o morro da Urca e o morro da Babilônia. O passeio de bonde é dividido em duas partes: a primeira sai da base do morro da Babilônia e vai até o morro da Urca; a segunda vai deste até o pico do Pão de Açúcar.
 
O complexo de morros do Pão de Açúcar, além de formarem uma das mais belas paisagens naturais existentes, são referência da cidade em todo o mundo –

Bondinhos do Pão de Açucar

De cima de cada uma destas montanhas, tem-se vistas magnificas do Cidade do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara. Estas duas montanhas são também marcas características da cidade, formando uma paisagem bela e única.
Abaixo, fotos do Bondinho que leva ao Pão de Açucar e Morro da Urca. Na verdade, a subida é feita em dois estágios. Primeiro pega-se o bondinho em sua estação que fica em frente à Praia da Urca. Esta primeira etapa da viagem leva ao topo do Morro da Urca. A segunda estapa segue do topo do Morro da Urca até o topo do Pão de Açucar.

O que pouca gente sabe é que é possível subir até o topo do morro da Urca por um trilha de fácil acesso e lindas paisagens.
Pão de Açucar e Bondinho
O Pão de Açucar e os bondinhos do caminho aéreo que levam passageiros ao topo de duas montanhas, primeiro ao Morro da Urca e depois Morro do Pão de Açucar, é juntamente com o Corcovado uma das atrações mais visitadas do Rio de Janeiro.
                                                                                   ENGRENAGENS.

O que levar?A trilha é de nível bem amador e dura em média 25 minutos. Não é preciso levar nenhum equipamento ou coisa do gênero. Vale a dica de levar pelo menos uma garrafa de água ou de isotônico, principalmente se o dia estiver muito quente.


Como chegar?
O acesso à trilha é feito pela Praia Vermelha (Urca). É só seguir reto até o final da praia que à esquerda já é possível ver a pista Claudio Coutinho. Esse caminho contorna uma parte do morro até a chegada de uma escada. Sim! Uma escada feita de madeiras cravadas na encosta formando degraus. Aqui começa a trilha em si.

História do Bondinho | Construção do Caminho Aéreo

A construção desta linha aérea foi um grande desafio para a engenharia à época, e é também sabido que a história do bondinho está diretamente ligada ao seu criador, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que imaginou a linha aérea em 1908.
No ano de 1910, para a construção do empreendimento, foi criada uma empresa, com o nome de Companhia do Caminho Aéreo do Pão de Açucar. Uma vez que a empresa estava constituida, foi então iniciada a construção da linha de cabos que levaria ao topo de ambas as montanhas.
O obra foi construída por brasileiros e portugueses fazendo utilizando equipamentos e materiais alemães, e à época foram organizadas para transporte ao topo operações perigosas e desafiadoras em termos de engenharia civil e engenharia mecânica, com a participação e trabalho de centenas de competentes e esforçados trabalhadores.
Após árduos trabalhos, o primeiro estágio da linha de cabos de aço suspensos, tem 575 metros ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, e ficou pronta em 27 de Outubro do ano de 1912, quando então 577 pessoas subiram no bondinho de madeira que tinha capacidade para 24 passageiros.
Somente no ano seguinte, no dia 18 de Janeiro o segundo estágio da linha de cabos suspensos, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açucar foi finalmente inaugurada.
No ano de 1969, 56 anos após a inauguração do caminho áreo, a cidade do Rio de Janeiro havia crescido bastantes, e o número de visitantes e turistas aumentado muito. Era imperativo modernizar e aumentar a capacidade das linhas de bondes do Pão de Açucar.
Assim sendo, neste ano de 1969, a Companhia do Pão de Açucar obteve permissão para duplicar a linha, e após as obras de reforma e melhorias, passou a contar com 4 novos bondinhos, cada um com capacidade para transportar 75 passageiros. Os trabalhos e obras levaram no todo 2 anos e foram completados em 29 de Outubro de 1972.
No ano de 2008 os 4 bondes foram substituidos por outros mais novos e mais modernos. São quase iguais, porem possuem vidros mais escuros e equipamentos de controle mais modernos.

O Antigo Bondinho e Antigas Engrenagens

Abaixo, fotos do antigo bondinho, hoje desativado, que durante anos levou muitos passageiros os topo das montanhas. No alto do Morro da Urca existe uma exposição com antigas peças e engrenagens que foram utilizadas anteriormente neste caminho aéreo do Pão de Açucar.

Morro da UrcaA saída da trilha é no topo do Morro da Urca, na primeira parada do Bondinho. Lá em cima, a palavra de ordem é “curtir”. Curtir a brisa relaxando em uma das cadeiras e bancos que ficam posicionados de frente para a Baia de Guanabara. Curtir as paisagens que levam você de Botafogo até Niterói. E curtir um momento turista visitando os bondes antigos em exposição, as lojas de lembranças e o museu que conta a história do Bondinho.














 
 


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